Um guia para ler e entender a Bíblia

Saber mais

Como afinar o violão?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Michael Pupo
em 17 de abril de 2023

JUNTE-SE À MINHA LISTA DE ASSINANTES

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Seus dados estão seguros

Compartilhe agora mesmo:

Como afinar o violão?

Tocar violão é algo que melhora a auto-estima, além de proporcionar ótimas oportunidades de passar um tempo consigo mesmo em reflexão ou momentos de alegria com amigos e familiares. Há milhares de pessoas que simplesmente amam tocar nosso tão querido instrumento, mas não fazem a mínima ideia de como afinar o violão.

Quando o assunto é cuidar bem do seu violão e tocar suas músicas favoritas, é imprescindível que você saiba como afinar o violão corretamente. Enquanto uma opção é que seus amigos afinem o violão para você, você pode passar por apuros quando não tiver um de seus amigos por perto para te ajudar.

Se você não sabe afinar o seu violão, você vai estar em uma situação limitada e a mercê de outras pessoas. Além disso, nada é mais desagradável do que tocar um violão que não esteja devidamente afinado. Por isso você deveria aprender a afinar o violão o quanto antes.

Antes de aprender a afinar o violão, você precisar saber quais são as notas das cordas do violão (que são contadas de baixo para cima). Veja:

6ª corda: Mi (E) a mais grossa

5ª corda: Lá (A)

4ª corda: Ré (D)

3ª corda: Sol (G)

2ª corda: Si (B)

1ª corda: Mi (E) a mais fina

Se você quer saber como afinar o violão, a seguir você verá 3 maneiras diferentes e eficientes para fazer isso.

Como afinar o violão usando afinadores eletrônicos

Os afinadores eletrônicos sempre foram bastante populares entre aqueles que estão começando e, especialmente, aqueles que gostariam de afinar o violão por conta própria.

Esses afinadores estão prontamente disponíveis no mercado e é possível usar afinadores que possuem microfones embutidos que podem captar e decifrar o som quando você toca as cordas. 

O som é capturado pelo afinador, que o compara com o tipo de som que deveria ter sido produzido. Um medidor ou um indicador de luz especial permitirá que você saiba o quão perto ou longe o som estava da afinação correta de determinada nota. 

Dessa forma, você pode continuar ajustando a corda até que o medidor indique que o som está perfeitamente afinado com o som desejado.

Hoje há diversos tipos de afinadores eletrônicos, e você pode encontrá-los facilmente em lojas de equipamentos e produtos musicais diversos.

Entretanto, com os celulares ficando cada vez mais cheios de tecnologias, já é possível encontrar ótimos aplicativos capazes de auxiliar você quando quiser afinar seu violão.

O aplicativo que costumo recomendar aos meus alunos é o Guitar Tuna. Ele é gratuito e tem uma ótima precisão, o que faz com que as notas das cordas do seu violão fiquem minuciosamente afinadas.

Se quiser baixar e experimentar o Guitar Tuna, basta fazer o download abaixo. Esse aplicativo está disponível para Android e iOS.

>>> Clique aqui para baixar Guitar Tuna para Android

>>> Clique aqui para baixar Guitar Tuna para iOS

Como afinar o violão manualmente

Afinar um violão manualmente, utilizando apenas seus ouvidos, não é uma tarefa tão difícil quanto parece ser. Apesar de exigir certa familiaridade com os sons e uma boa percepção auditiva, essas habilidades podem ser facilmente desenvolvidas por meio do hábito e prática.

Você começa usando um tom de referência para poder comparar os sons das notas que virão a seguir. Você pode começar pela 6ª corda do violão, que é a nota mais grave do instrumento, assim você vai do grave para o agudo.

Afinando a 6ª corda

A 6ª corda deve estar afinada em Mi (cifra: E). Para obter mais precisão e ter um auxílio inicial, você pode utilizar um afinador eletrônico ou virtual para afinar apenas essa corda, ou até mesmo um piano. Isso vai te ajudar a praticar e se acostumar com o som de sua nota. Quando a 6ª corda estiver afinada, você pode afinar as demais sem nenhuma ferramenta auxiliar.

Afinando a 5ª corda

Uma vez que a 6ª corda esteja afinada, para afinar a 5ª corda, pressione a 6ª corda na 5ª casa do violão. Agora toque a 6ª corda (essa é sua nota de referência) e, em seguida, toque a 5ª corda solta. Gire a tarraxa da 5ª corda até que ela esteja com o mesmo som da 6ª corda. Lembrando que a 6ª corda está presa na 5ª casa, e a 5ª corda está solta.

Quando a 5ª corda solta estiver com o mesmo som da 6ª corda presa na 5ª casa, ela estará afinada e você pode partir para a próxima corda.

Afinando a 4ª corda

Agora que sua quinta corda está afinada, basta fazer o mesmo procedimento para afinar a 4ª corda. 

Pressione a 5ª corda na 5ª casa. Toque a 5ª corda, que está presa na 5ª casa, e depois toque a 4ª corda solta. Gire a tarraxa da 4ª corda até que o som dela esteja igual ao da 5ª corda, que está presa na 5ª casa.

Quando a 4ª corda solta estiver com o mesmo som da 5ª corda presa na 5ª casa, ela estará afinada e você pode partir para a próxima corda.

Afinando a 3ª corda

Neste momento você deverá ter metade das cordas do seu violão afinadas. 

Para afinar a 3ª corda, pressione a 4ª corda na 5ª casa. Toque a 4ª corda, que está presa na 5ª casa, e depois toque a 3ª corda solta. Gire a tarraxa da 3ª corda até que o som dela esteja igual ao da 4ª corda, que está presa na 5ª casa.

Quando a 3ª corda solta estiver com o mesmo som da 5ª corda presa na 5ª casa, ela estará afinada e você pode partir para a próxima corda.

Afinando a 2ª corda

Afinar a 2ª corda do violão vai exigir um pouco mais de atenção. Até aqui você pressionava as cordas sempre na 5ª casa. Mas agora vai ser diferente e se você quiser saber como afinar o violão corretamente, precisa prestar atenção a este detalhe.

Para afinar a 2ª corda, pressione a 3ª corda na 4ª casa (esta é a única exceção). Toque a 3ª corda, que está presa na 4ª casa, e depois toque a 2ª corda solta. Gire a tarraxa da 2ª corda até que o som dela esteja igual ao da 3ª corda, que está presa na 4ª casa.

Quando a 2ª corda solta estiver com o mesmo som da 3ª corda presa na 4ª casa, ela estará afinada e você pode partir para a próxima corda.

Afinando a 1ª corda

Agora você já tem quase todas as cordas afinadas, restando apenas uma. 

Para afinar a 1ª corda, pressione a 2ª corda na 5ª casa. Toque a 2ª corda, que está presa na 5ª casa, e depois toque a 1ª corda solta. Gire a tarraxa da 1ª corda até que o som dela esteja igual ao da 2ª corda, que está presa na 5ª casa.

Cuidado! Essa corda, por ser mais fina, costuma ser a que mais arrebenta na hora de afinar o seu violão. Se você não tiver certeza do que está fazendo, peça auxílio a uma pessoa mais experiente para evitar problemas.

Quando a 1ª corda solta estiver com o mesmo som da 2ª corda presa na 5ª casa, ela estará afinada e seu violão estará pronto para tocar! =D

Não se preocupe se este parece ser um passo-a-passo muito detalhado. Com o tempo, você acaba se acostumando e vai saber como afinar o violão cada vez mais rápido.

Afinar o violão com recursos virtuais

Mais uma vez a tecnologia pode nos ajudar a afinar o violão, mas dessa vez não será utilizando um afinador eletrônico ou aplicativo de celular.

Existem muitos afinadores online ou virtuais que as pessoas podem usar para afinar seus violões. Esses afinadores online ajudam os violonistas a acionar as notas e depois afinar cada corda, combinando-a com a nota que está sendo tocada online.

Este acaba sendo uma mistura do primeiro método com o segundo. 

No primeiro, ao utilizar afinadores eletrônicos, uma indicação na tela do celular ou em um visor display do aparelho mostra se a corda do seu violão está devidamente afinada e para qual lado você precisa girar as tarraxas para afinar bem.

O segundo método é um pouco mais avançado, pois exige que você conheça as notas e tenha uma boa percepção auditiva para reconhecer e comparar os sons das cordas.

Por fim, o terceiro e último método, apesar de também exigir certa percepção auditiva, não exige que nenhuma corda esteja previamente afinada. O afinador vai emitir o som de cada corda e a única coisa que você precisa fazer é comparar com o som que está ouvindo das cordas do seu violão e afiná-las de acordo com o som que o afinador virtual emite. 

E agora?

Agora você precisa investir tempo para dominar as 3 maneiras de como afinar o violão, pois essa é uma prática que vai te proporcionar bons frutos e te ajudar a desenvolver outras habilidades musicais.

Além de tocar músicas de um jeito mais agradável com um violão bem afinado, você vai aprimorar e potencializar sua experiência, e o resultado será que você vai aumentar sua autoridade musical como violonista.

Saber afinar o violão é uma habilidade que pode potencializar seu jeito de tocar. Então, se você tiver alguma dúvida ou ideia a este respeito, deixe um comentário abaixo. Responderei a todos!

Compartilhe agora mesmo:

ASSINATURA GRATUITA!

Newsletter do Michael

Receba em seu e-mail as dicas de leitura, resumos, resenhas de livros teológicos, conteúdo inspirador, devocionais, relatos interessantes e tudo o que apenas assinantes recebem primeiro. Cancele quando quiser!

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies para garantir que você tenha sempre a melhor e mais segura experiência.

Vai sair sem aproveitar a oportunidade?

Assine a Newsletter do Michael e fique por dentro de todas as novidades EXCLUSIVAS para assinantes! Você pode cancelar quando quiser e é 100% GRÁTIS!

Devocionais

Dicas de estudos

Relatos interessantes

Reflexões

Desenvolvimento pessoal

Música

e muito mais...

Os seus dados estão protegidos