
Música é algo que a maioria de nós simplesmente não consegue viver sem. A música já é parte integrante das nossas vidas e quanto mais nos envolvemos com ela, mais temos a necessidade de ouvir apenas aquilo que nos agrada e faz bem aos nossos ouvidos.
Mas em meio a todo este universo musical, repleto de sons, melodias e instrumentos, temos o violão. O violão é, provavelmente, o instrumento mais conhecido e tocado de todos os tempos. Isto porque é muito fácil ter acesso a este instrumento e muito fácil aprender a tocar.
Não é difícil encontrarmos pessoas que são completamente apaixonadas pelo violão. Se você é uma dessas pessoas, certamente já tem ou já pensou em comprar um violão em algum momento. Se sim, continue lendo para conhecer ótimas dicas de como comprar um violão.
Conheça a variedade de preços e modelos
Como todas as grandes compras na vida, um dos fatores mais importantes é o preço. Após definir o seu orçamento disponível para investir, é importante que você saiba quanto exatamente os diferentes tipos de violão custam. Não precisa comprar um violão de milhares de reais, mas também não queira buscar o mais barato de todos.
Cuidado: muitas vezes, como diz o ditado, o barato sai caro.
Por isso, é muito importante que, quando você está a procura de um violão, você faça uma pesquisa profunda e conheça diversos locais, além de ter uma boa noção da variedade de preços e modelos.
Escolha cordas de qualidade
Sim, as cordas devem ser de alta qualidade. Quando as cordas do violão são de baixa qualidade elas desgastam com muita facilidade e não duram muito tempo.
Mas você pode estar pensando: “Certo, mas eu posso trocar as cordas sempre que eu quiser, então por que isso é importante quando eu for comprar meu violão?”
É verdade, você pode trocar suas cordas sempre que você quiser, mas investir dinheiro comprando um violão e também comprando cordas num curto espaço de tempo pode ser desnecessário.
A longo prazo vai custar mais substituir cordas de baixa qualidade a todo momento do que se você já tivesse um violão com cordas de qualidade desde o início.
Preste atenção no sistema de captação do violão
Hoje em dia dificilmente alguém compra um violão que não tenha um sistema elétrico de captação. Claro, você sempre poderá escolher o violão que mais lhe agrada, mas recomendamos fortemente que dê preferência aos violões elétricos. Isso porque eles já possuem afinadores integrados e vão facilitar sua vida quando quiser fazer um som naquela festa de família! 🙂
É necessário que esse sistema de captação seja de qualidade. Verifique se o afinador tem precisão e funciona adequadamente. Se possível, leve uma pessoa mais experiente com você para verificar esse tipo de coisa no violão.
Não é difícil encontrar violões com sistema elétrico de baixa qualidade, com captadores fracos e que quebram facilmente. Tenho certeza que você não vai querer gastar dinheiro com a manutenção dos captadores do seu violão novo.
Conheça a marca do violão
Atualmente, a marca do violão é muito importante. Sempre conheça a empresa por trás do violão. As empresas geralmente têm estilos e filosofias diferentes quando se trata da fabricação de instrumentos musicais.
Portanto, certifique-se de fazer uma pesquisa sobre a empresa antes de comprar seu violão. Empresas como Giannini e Rozini, por exemplo, costumam fabricar instrumentos de alta qualidade e grande variedade de preços. Certamente você encontrará em uma dessas empresas um violão que tenha exatamente todas as características que você procura.
Quanto tempo vai durar?
Ok, essa é uma pergunta difícil de responder e isso pode variar muito. Mas acredito que você não queira um instrumento que dure apenas alguns meses.
Neste caso, a durabilidade do violão também deve ser levada em consideração. Alguns violões podem durar décadas, enquanto outros mal chegam ao primeiro ano.
Por isso, quando você encontrar um violão que te agrade, procure falar com outras pessoas e pesquisar na internet por depoimentos de outros usuários. Isso pode ajudar você a fazer sua escolha de maneira mais segura.
Escolha o tamanho certo
Infelizmente o tamanho do instrumento é um fator muito negligenciado pela maioria das pessoas na hora de comprar um violão.
Os violões possuem uma grande variedade de formas e tamanhos, o que influencia diretamente na maneira como você vai se sentir ao tocar. Você prefere o violão clássico? Que tal um violão folk? Talvez você queira um violão jumbo, correto?
Além disso, é importante dar atenção ao porte físico da pessoa que vai tocar o violão. Talvez você queira comprar um violão para uma criança pequena, e escolher um instrumento de tamanho comum pode não ser a melhor alternativa. Há violões de tamanhos específicos para pessoas com pouco porte físico.
Apesar de ser mais fácil comprar um violão pela internet, prefira fazer a compra pessoalmente em uma loja. Assim você poderá experimentar o violão e ter certeza de que se sente confortável com ele.
Tenha uma boa capa para o seu violão
Para manter seu violão bem guardado e transportar com segurança, você vai precisar de uma capa de alta qualidade. Há diversos tipos de capas, sendo que umas vão proteger mais e outras menos.
Guardar seu violão em uma capa de baixa qualidade pode acabar roubando anos preciosos do seu instrumento. Ter uma capa boa e adequada garante que a durabilidade do seu violão seja significativamente maior.
Certifique-se que você escolha uma capa que tenha o melhor custo-benefício para você.
Exija garantias
Mesmo prestando atenção em tudo e seguindo todas as dicas que estou te dando, ainda é possível que o violão venha com algum defeito de fábrica ou quebre por ter baixa qualidade em alguma de suas partes.
Para evitar transtornos e dores de cabeça, pergunte ao vendedor quais são as garantias que você tem. Saiba exatamente o tempo de garantia e também quais são as coberturas. Previna-se e garanta seus direitos.
Conecte-se
Por fim, o mais importante é que você tenha uma conexão com o seu violão. Pode parecer bobagem, mas um violão é uma coisa muito pessoal e ficará com você por muitos anos, então tenha certeza de estar comprando o violão que realmente vai te trazer alegria e satisfação!
Em poucas palavras, para comprar um violão você precisa:
- Conhecer a variedade de preços e modelos;
- Escolher um violão que tenha cordas de qualidade;
- Conhecer o sistema elétrico de captação;
- Conhecer a marca do violão;
- Procurar um violão com boa durabilidade;
- Escolher o tamanho certo;
- Escolher uma capa de qualidade;
- Exigir garantias da loja;
- Ter uma conexão com o violão.
Seguindo esse guia você certamente vai comprar o melhor violão para você.
O que você achou dessas dicas? Já comprou seu violão? Tem alguma dica além dessas? Deixe um comentário abaixo e compartilhe sua opinião.
Deixe um comentário