
Em Outubro de 2021, dentro de um período de apenas 7 dias, estive presente em dois funerais.
Acredito que é comum as pessoas não gostarem de estar em cemitérios e velórios. Deus não nos criou para morrer. Infelizmente, já que o salário do pecado é a morte, e todos somos pecadores, todos iremos enfrentar a morte, mais cedo ou mais tarde.
A Bíblia diz que “é melhor ir a uma casa onde há luto do que ir a uma casa onde há festa, pois onde há luto lembramos que um dia também vamos morrer. E os vivos nunca devem esquecer isso”. Eclesiastes 7.2
No Salmo 90.12, o salmista pede a Deus: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.”
A vida é breve. Muito breve. Como diz aquela música bem conhecida: “A vida é trem-bala, parceiro. E a gente é só passageiro prestes a partir.”
Nós devemos refletir sobre a brevidade da vida e vivermos conscientes de que, se Cristo não voltar antes, nós iremos morrer. Entretanto, isso não deveria nos causar medo ou nos deixar angustiados. A morte é triste, sim, mas não é o fim. Há esperança.
Jesus, que é o Caminho, a Verdade e a Vida, disse: ” — Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente. Você crê nisto?” (João 11.25,26)
Há esperança! Jesus morreu a nossa morte para que nEle pudéssemos ter vida eterna!
O apóstolo Paulo, falando a respeito dos que “dormem”, diz:
Irmãos, não queremos que vocês ignorem a verdade a respeito dos que dormem, para que não fiquem tristes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, na companhia dele, os que dormem. E, pela palavra do Senhor, ainda lhes declaramos o seguinte: nós, os vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, de modo nenhum precederemos os que já morreram. Porque o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolem uns aos outros com estas palavras.
1 Tessalonicenses 4.13-18
Repito: Há esperança!!
Para nós, que estamos em Jesus, “viver é Cristo e morrer é lucro!” (Filipenses 1.21). Não temos escolha. É vida ou mais vida ainda!
Jesus morreu para que tivéssemos vida. Mas Ele não permaneceu morto. Ele ressuscitou! E porque Ele vive, podemos crer no amanhã. Nós temos uma viva esperança. Eterna esperança em Cristo.
Nos últimos dias pensei muito no hino 545 da Harpa Cristã, pois ele fala exatamente sobre essa esperança. Deixo abaixo a letra e cifra para download gratuito.
Deus te abençoe e te dê esperança!
Porque Ele Vive – 545 Harpa Cristã
Deus enviou seu Filho amado
Para salvar e perdoar
Na cruz morreu por meus pecados
Mas ressurgiu e vivo com o Pai está
Porque Ele vive, posso crer no amanhã
Porque Ele vive, temor não há
Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida
Está nas mãos de meu Jesus, que vivo está
E quando, enfim, chegar a hora
Em que a morte enfrentarei
Sem medo, então, terei vitória
Verei na Glória, o meu Jesus que vivo está
Porque Ele vive, posso crer no amanhã
Porque Ele vive, temor não há
Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida
Está nas mãos de meu Jesus, que vivo está
Deixe um comentário