
Uma das maiores dificuldades de quem quer começar a aprender a tocar violão é escolher um violão bom e barato. Com tantas opções no mercado, fazer a escolha certa acaba sendo uma tarefa desafiadora e muitas pessoas simplesmente não conseguem se decidir.
Como professor de violão, eu sempre recebo muitas perguntas dos meus alunos, mas há perguntas que costumo ouvir mais do que outras, até mesmo de pessoas que não tocam violão, mas que gostariam de começar a aprender.
Perguntas do tipo “qual é o melhor violão para quem está começando?” ou “você pode me recomendar um violão que seja bom e barato?” costumam chegar com frequência até mim.
Se você já leu o artigo em que eu apresento um guia passo-a-passo para comprar um violão, você já sabe as principais dicas para acertar na compra do seu primeiro violão. Se ainda não leu, recomendo que leia o quanto antes.
Deixo aqui abaixo 5 ótimas opções de violão para iniciantes que você pode considerar comprar para começar sua jornada de aprendizado musical.
Importante: todos os violões indicados são com cordas de nylon e acústicos, ou seja, não são elétricos. Isso porque considero que violões desse tipo são mais recomendados para quem está iniciando. As cordas de nylon facilitam o aprendizado em estágios iniciais, e o fato de ser acústico faz com que o violão seja mais barato, mas com ótima qualidade também.
Violão Giannini Start N-14

Este, talvez, seja o mais popular dentre as opções aqui apresentadas. A Giannini é uma empresa brasileira, fabricante de instrumentos musicais, muito bem consolidada no mercado nacional.
O violão Giannini Start N-14 possui um baixo custo e boa qualidade, sendo uma excelente opção para quem é iniciante no violão.
O tampo, lateral e fundo são feitos com Basswood (TILIA), que é uma madeira pouco densa, suave e firme, muito utilizada na construção desse tipo de instrumento musical. Essa madeira é bem característica por destacar as frequências médias dos sons.
O braço é em Okoume, com tensor bi-direcional, que é um requisito muito importante para qualquer violão atualmente, pois auxilia na regulagem da curvatura do braço. A escala, madeira que é fixada no braço do violão onde são posicionados os trastes, é Sabina maciça.
Esse modelo está disponível nas cores natural, black, roxo e rosa. Também é possível encontrar a versão com tamanho apropriado para crianças.
Está procurando um violão bom e barato? Este é uma ótima opção. Se quiser saber mais detalhes sobre o violão Giannini Start N-14, clique aqui.
Violão Tagima Paraty

A Tagima é mais uma empresa brasileira muito popular, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. É uma das maiores fabricantes de instrumentos musicais na América do Sul. Possui matrizes no Brasil, Estados Unidos e China.
O violão Tagima Paraty não é tão conhecido como o Giannini N-14, mas com certeza não fica atrás. É um violão bom, barato e muito elegante. Com certeza é uma opção viável para quem está começando a tocar.
O tampo é construído em Spruce, que atualmente é a “madeira padrão” na construção desse tipo de instrumento musical. Isso porque é uma madeira que oferece um som de muita qualidade, com boa projeção e potência.
A lateral e o fundo são em Aghatis, uma madeira de baixo custo e alta qualidade, com boas propriedades de ressonância, muitas vezes usada como alternativa à Maple e outras madeiras. Essa madeira é encontrada principalmente em florestas tropicais da Ásia.
Se você quer comprar um violão bom e barato, com acabamento de qualidade e detalhes elegantes, o violão Tagima Paraty é uma ótima opção para você.
Clique aqui e veja mais detalhes sobre esse violão.
Violão Michael VM19E

Não, eu não escolhi esse violão porque temos o mesmo nome rsrs. A Michael é uma empresa de instrumentos musicais que está se consolidando cada vez mais no mercado musical do Brasil. Ela oferece os mais variados tipos de produtos musicais e todos com muita qualidade.
O violão Michael VM19E é um instrumento com acabamento de alto padrão. Seu timbre é bem característico, equilibrado, e também é uma boa escolha para tocar qualquer estilo musical. Ele possui uma ótima projeção sonora e som muito bem definido.
O tampo é feito em Spruce e o braço em Basswood, já mencionados nos modelos anteriores. Também possui tensor bi-direcional no braço, isso significa que é possível regular a sua curvatura nos dois sentidos, o que garante que a escala esteja perfeitamente alinhada.
Além disso, esse violão tem filete em ABS no corpo e na escala, roseta (desenho ao redor da boca do violão) com estilo peculiar, tarrachas em madrepérola, e um acabamento natural brilhante fazendo com que esse instrumento seja ainda mais elegante.
Se você comprar o violão Michael VM19E, vai ter um instrumento elegante, robusto, confortável e com sonoridade cativante.
Para ver mais detalhes desse violão, é só clicar aqui.
Violão Rozini Estudante RX201

A Rozini é uma empresa brasileira que nasceu em 1995. Surgiu a partir de uma parceria firmada entre o representante comercial José Roberto Rozini e o luthier José Pereira. Desde o início produziu instrumentos de qualidade superior e muito elogiados no meio musical. De todos os violões citados neste artigo, confesso que os violões Rozini são meus preferidos.
Um diferencial é que todos os instrumentos de cordas produzidos pela Rozini são também construídos para canhotos, sob encomenda, bastando consultar o lojista. Nem todos os modelos de violões de outras marcas possuem versões para canhotos, então se essa é uma necessidade para você, recomendo que considere os violões Rozini.
O violão Rozini Estudante RX201, assim como os demais da marca, estão entre os mais bonitos. Este modelo é feito com tampo laminado em madeira Marfim, possui uma cor clara e é encontrada facilmente em florestas tropicais brasileiras na região sul e sudeste.
A lateral e o fundo são em madeira Imbuia, que também pode ser encontrada nas florestas brasileiras. O braço é em Cedro e tem como único ponto negativo o fato de não possuir tensor.
Caso possa investir um pouco mais e queira um instrumento de qualidade ainda maior, com tampo maciço, tensor bi-direcional e madeiras de altíssima qualidade, recomendo fortemente que conheça o modelo Studio RX210. Esse violão é simplesmente fantástico!
Se quiser conhecer mais a respeito do violão Rozini Estudante RX201, é só clicar aqui. Mas se seu interesse for o violão Rozini Studio RX210, basta clicar aqui.
Violão Yamaha C40

Quando o assunto é fabricação de instrumentos musicais, a Yamaha dispensa apresentações. Fundada por Torakusu Yamaha, é uma das marcas mais tradicionais do mundo e tem mais de 130 anos de história de mercado!
O violão Yamaha C40 é um modelo indicado para iniciantes. É ideal para quem quer começar estudando com alta qualidade, com um instrumento confortável e de excelente tocabilidade. O acabamento acetinado tem um padrão digno da centenária Yamaha.
O tampo é feito em Spruce. A lateral e o fundo são em Meranti e a escala em Rosewood. Estas madeiras são muito boas para construção de instrumentos musicais e o som produzido por elas satisfazem até os ouvidos mais exigentes.
Veja mais detalhes sobre esse violão clicando aqui.
Sei que para quem é iniciante comprar um violão bom e barato pode não ser uma das tarefas mais fáceis. Entretanto, também não precisa ser um bicho de sete cabeças. Recomendo que você compre em lojistas de confiança, assim você terá mais tranquilidade para adquirir seu primeiro violão.
Se quiser mais detalhes sobre como comprar um violão, leia o meu guia passo-a-passo para acertar na compra. Tenho certeza que vai te ajudar.
Mas e aí, já sabe qual violão você vai comprar? Qual dos modelos que mencionei aqui você mais gostou? Você ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário. Eu sempre respondo a todos!
Ah! Seja assinante dessa Newsletter e receba todas as novidades. Eu sempre compartilho dicas valiosas, além de muito material exclusivo! A assinatura é gratuita e você pode cancelar quando quiser.
Deixe um comentário